Perguntas Frequentes

Sobre o processo de relicitação, acesse a página "Vamos aos Fatos"
 
SERVIÇOS
 
1. Para que servem os Postos de Atendimento? Onde posso encontrá-los na rodovia?
Os Postos de Atendimento oferecem acolhimento nas 21 bases instaladas ao longo dos 936,8 quilômetros concedidos. Neles, os motoristas têm à disposição instalações como banheiros e fraldário, além de poderem esclarecer dúvidas, enviar sugestões e críticas por meio de canais de comunicação como o atendimento telefônico com ligação gratuita, site e Ouvidoria.
 
2. Existe um serviço de informações para usuários?
Sim, a Via 040 disponibiliza diversas formas de contato. O telefone 0800 040 0040 é a principal forma de contato com a empresa. As ligações são gratuitas. Os usuários, incluindo deficientes auditivos e de fala também podem entrar em contato por meio do chat Fale Conosco e do WhatsApp 31 3507-0009. E para receber alertas sobre o trânsito na rodovia, acompanhar as postagens da Via 040 no Twitter. Além de obter informações, quem entrar em contato com a Concessionária por qualquer um dos canais disponíveis, também pode solicitar serviços e fazer observações sobre o trabalho da Concessionária e o trecho concedido. Os serviços funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana.
 
3. Quais serviços posso solicitar pelo 0800?
A Via 040 disponibiliza uma série de serviços para os usuários que podem ser requisitados 24 horas por dia, sete dias por semana, por meio do telefone 0800. São eles: socorro mecânico, atendimento médico de emergência, viaturas de combate a incêndio e apreensão de animais, esclarecimentos de dúvidas sobre o trecho e ouvidoria.
 
4. Para onde o meu veículo será levado caso precise ser guinchado?
Os veículos guinchados são levados para um local seguro mais próximo, fora da faixa de rolamento, onde o usuário poderá solicitar outro guincho ou reparo do veículo por meio de recursos próprios. Isso significa que a Via 040 não reboca o veículo até oficinas escolhidas pelo usuário ou até a sua cidade de origem.
 
5. O que acontece se o combustível do meu veículo acabar na rodovia?
Neste caso, a Via 040 poderá levar o condutor do veículo até o posto mais próximo para que ele possa realizar a compra do combustível e o veículo possa ser abastecido manualmente no retorno. 
 
6. E se o pneu do meu veículo furar?
Os operadores da Via 040 estão aptos a auxiliar os usuários na troca dos pneus. Basta acionar o 0800 040 0040, o  chat ou o WhatsApp 31 3507-0009 e solicitar o serviço.
 
7. Sou transportador de cargas. Em caso de tombamento e derramamento, a Concessionária irá remover a carga?
A Via 040 irá desobstruir a via para permitir o fluxo de veículos, no entanto o usuário deve providenciar o transbordo e transporte da carga, retirando o material da rodovia.
 
8. Como é realizado o atendimento médico na rodovia?
A Via 040 é preparada para realizar atendimentos médicos de emergência. Nossas bases são equipadas com ambulâncias básicas e UTIs para o atendimento de casos mais graves. Médicos reguladores também ficam de plantão em alguns dos Postos de Atendimento.
Em caso de acidentes com vítima, as equipes da Via 040 realizam a estabilização e a conduzem até a unidade de saúde mais próxima. O usuário é acompanhado até que seja hospitalizado. A partir daí, o paciente fica aos cuidados da unidade de saúde.
 
9. Os médicos da Via 040 emitem atestados médicos?
Não. Os atestados médicos devem ser solicitados na unidade de saúde em que o usuário for atendido.
 
10. Qual é o horário de funcionamento dos serviços?
Todos os serviços da Via 040 estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, e podem ser solicitados por meio do telefone 0800 040 0040 ou 0800 033 0040 (deficientes auditivos e de fala). 
 
11. Os serviços têm custo para o usuário?
Os serviços oferecidos aos usuários não possuem nenhum custo adicional além das tarifas de pedágio. 
 
PEDÁGIO
 
1. Em quais cidades estão localizadas as praças de pedágio?
O trecho de 936,8 quilômetros da BR-040, entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), possui 11 praças de pedágio. A distância entre elas é de aproximadamente 85 quilômetros. 
 
2. A localização das praças de pedágio é definida pela concessionária?
Os locais das praças de pedágio são definidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) antes mesmo da licitação. A escolha envolve a realização de estudos de viabilidade e segurança para determinar a localização mais adequada.
 
3. Qual é o valor das tarifas?
A tarifa básica tem o valor de R$ 6,30. Consulte aqui a tabela completa de tarifas de pedágio.
 
4. A Via 040 aceita o pagamento automático do pedágio? 
Sim, o sistema de cobrança de pedágio contempla duas modalidades, ambas com condições de identificar eixos com rodada dupla e eixos suspensos de qualquer veículo. São elas: sem parada de veículos, com cobrança automática, e com parada de veículos, com cobrança manual.
 
5. Quais são as formas de pagamento do pedágio?
Para o pagamento do pedágio, a Via 040 aceita dinheiro, Vale Pedágio ou TAG para pagamento automático. Não são aceitos cartões de crédito ou débito, cheques nem emitidos boletos para pagamento posterior.
 
6. Posso solicitar a isenção do pagamento do pedágio?
Somente veículos oficiais são isentos do pagamento do pedágio, conforme Resolução nº 5.016, de 18 de fevereiro de 2016, que altera a Resolução nº 3.916, de 18 de outubro de 2012, emitida pela Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT). São veículos com placas brancas e letras pretas. Veículos não oficiais, mas a serviço público podem solicitar isenção mediante cadastro prévio junto à Via 040. As instruções para a solicitação estão disponíveis aqui.
 
 
 
 
OUTRAS QUESTÕES
 
1. Como envio o meu currículo para trabalhar na Via 040?
Para enviar o seu currículo, acesse o link Trabalhe Conosco do site da Invepar e siga as instruções. Ele será mantido em nosso banco de dados e, caso o seu perfil seja adequado às vagas disponíveis, entraremos em contato convidando-o para participar do processo seletivo. 
Importante saber que a Via 040 não entra em contato com todas as pessoas que enviarem currículo, apenas com os selecionados para o processo seletivo.
 
2. O que preciso fazer para construir, instalar publicidade ou regularizar um acesso às margens da rodovia?
Para realizar qualquer um destes procedimentos, é necessário entrar em contato com o setor responsável pela faixa de domínio da rodovia e seguir algumas instruções que apresentamos no site da Via 040. Clique aqui para visualizar as instruções.
 
3. Gostaria de receber a doação de fresa (resíduo asfáltico). Como posso solicitar?
A doação desse material é feita através de convênio firmado entre a Via 040 e as prefeituras municipais das cidades localizadas ao longo da rodovia. O órgão público é responsável pela gestão do município, e dispõe de autonomia para avaliar os locais que tem mais necessidade destas melhorias. Além disso, as prefeituras são responsáveis pelo recolhimento e distribuição do material. 
A orientação é que aqueles que desejarem receber a fresa, façam a solicitação à Prefeitura do seu município por meio da Secretaria de Obras.
 
4. Desejo me tornar fornecedor da Via 040. Como posso me cadastrar?
Se você tem interesse em apresentar a sua empresa para prestação de serviços, acesse a página Seja nosso fornecedor e siga todas as instruções para realização do cadastro.
 
 
 
 
 

 

Missão, Visão e Valores

Ponto determinante para o desenvolvimento das nossas ações são as chaves que inspiram o trabalho da Via 040 no dia a dia: segurança, cortesia, eficiência e parceria.